segunda-feira, 4 de maio de 2015

Sucesso, fracasso e atitudes

O mundo atual está em constante mudança e evolução, e sofre diretamente os efeitos de nossas escolhas individuais. Se escolhermos ser felizes, seremos felizes. Se escolhermos viver em lamurias e desalentos, viveremos descrentes e fracassados. Tudo é uma questão de olhar e de posicionamento frente à vida.

O mais notável é que a chave deste poder de escolha está acessível a todos. Na revolução industrial, sem capital, as possibilidades de consegui-loeram muito poucas. Em diversos países da Europa, sem pertencer a alguma linhagem real, dificilmente você se tornará um rei. No mundo moderno, informação é a riqueza de reis, e aqueles que tem acesso a informações e conhecimentos especializados podem se transformar e, de inúmeras maneiras, transformar seu ambiente e aqueles que estão ao seu redor.

A informação e o conhecimento nunca estiveram tão disponíveis como nos dias atuais. Por meio da internet, um simples clique fornece uma lista de sugestões para o desenvolvimento pessoal – a informação está lá, à disposição.

Por que então algumas pessoas conseguem resultados fabulosos e outras somente passam perto? Por que não são todos capacitados, felizes, ricos, saudáveis e bem sucedidos?

Três crenças fortalecedoras foram encontradas repetidas vezes em pessoas de sucesso:

1º.   Não existe fracasso. Há somente resultados bons e ruins.
Muitas pessoas são programadas para temer o fracasso, no entanto, todos podem se lembrar de ocasiões em que queriam uma coisa e conseguiram. As pessoas sempre alcançam algum tipo de resultado. Pessoas com sucesso não são as que falham, mas as que sabem que, se tentarem algo e não obtiverem resultado, irão utilizar o que aprenderam e tentar novamente.

Pense: qual é o único item, benefício, que você tem hoje a mais que ontem? A resposta é EXPERIÊNCIA e CONHECIMENTO. Normalmente, as pessoas antecipam representações internas do que sairá errado. O problema está em não analisar profundamente essa percepção, e projetar soluções e novos caminhos.

Abraham Lincoln faliu seu negócio aos 31 anos, foi derrotado em uma eleição aos 32, faliu novamente aos 34, superou a morte da namorada aos 35, teve colapso nervoso aos 36, perdeu uma eleição novamente aos 38, 43, 46, 48 e 55 anos, fracassou na tentativa de ser vice-presidente aos 58. Mas, foi eleito presidente dos EUA aos 60 anos. Agora, imagine se ele tivesse desistido no primeiro fracasso em vez de aprender com ele?

Vencedores, lideres, mestres, pessoas de sucesso entendem que é normal tentar e não conseguir, isso é feedback, aprendizado, E V O L U Ç Ã O. É possível usar todas estas informações para avaliar cuidadosamente o que é necessário para produzir melhores resultados.

O que você aprendeu com seus fracassos? Esses aprendizados mudaram sua vida? 

Ensinaram-lhe caminhos melhores? Trouxeram-lhe sucesso?

2º.   Aconteça o que acontecer, assuma suas responsabilidades.
Pessoas de sucesso têm em comum a crença de que criaram o próprio mundo. A frase mais dita por eles é: Sou responsável. Eu cuido, faço diferente (e não somente a diferença).

Você precisa acreditar que está criando seu mundo, seja sucesso ou fracasso, senão sua postura será passiva, à mercê de tudo o que possa acontecer ou esteja acontecendo.

Trilhar o caminho do sucesso consiste em saber seu resultado, agir em prol deles, avaliar os resultados obtidos e ter flexibilidade para mudar o rumo e assumir às responsabilidades, sejam elas quais forem.

3º.   Não é necessário entender de tudo para ser capaz de usar tudo.

Pessoas de sucesso sabem que não precisam ser especialistas, saberem de tudo, mas que precisam estar rodeadas de pessoas que podem auxiliá-las, suportá-las e complementá-las naquilo que elas não possuem. Sabem utilizar o conhecimento, sem sentir a necessidade de se aprofundar nos detalhes.

Pessoas de sucesso extraem a essência das situações, absorvem o que precisam. sem se deter no resto. Elas desenvolveram o poder da atitude e começaram a agir mesmo sem dominarem o assunto. Aposto que se alguém perguntar a você como funciona a eletricidade receberá  uma resposta entre confusa e esquemática. Com certeza existem engenheiros e cientistas com muito mais conhecimento sobre circuitos, computadores e sistemas do que Steve Jobs, Bil Gates, Wozniak, mas não possuem tantas atitudes ou tantas pessoas com conhecimentos diversos ao redor deles.

Refletindo sobre tudo isso, sugiro algumas perguntas para você fazer ao final de seu dia:

1.     Por que valeu a pena viver o dia de hoje?
2.     Se eu pudesse voltar no tempo, o que eu faria diferente?
3.     Dependi de alguém para alcançar meu objetivo de hoje?
4.     Que ações que dependam unicamente de mim posso fazer que me deixarão mais próximo de meu principal objetivo e?
5.     Se eu tivesse a certeza de que nada daria errado, o que eu faria para alcançar estes objetivos?
6.     Eu conheço alguém que faz o que deseja? O que ele faz para conseguir? O que eu pretendo fazer para conseguir meus objetivos?

As pessoas mais bem sucedidas se destacam por suas atitudes, não por seus conhecimentos.

E você, quais são suas atitudes?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário