domingo, 26 de abril de 2015

Gestão de cliente: Oportunidade para gerar negócios

Falar sobre assuntos de nosso dia a dia, como a gestão de cliente e a oportunidade de gerar mais negócios. Esta é a meta desta nossa conversa.


Fechar um novo cliente e/ou projeto é excelente. Carrega energia que nos motiva a continuar, a querer mais e mais negócios e realizações. A consolidação do processo exige que passemos por prospecções, abordagens, reuniões, apresentações, levantamento de necessidades, discussões, negociações e renegociações. No entanto, apenas algumas vezes temos sucesso e conquistamos o contrato.

Para a grande maioria, essa descrição remete a uma visão (ou será um som?) comum: o badalar do sino anuncia para todos a conquista de novos clientes e projetos.

Essa imagem faz parte do senso comum, inclusive porque ainda não soube que alguém tocou um sino pela perda de um cliente. E, claro, eu concordo que seria muito estranho.
Infelizmente, após todo o processo de conquista e a comemoração, alguns clientes que vieram, vão porque não encontraram – ou obtiveram – o que esperavam. Seja porque o vendedor extrapolou na hora de gerar a expectativa, prometendo mais do que deveria, seja por aquela habilidade que muitos vendedores possuem na hora de persuadir, ou porque não entendemos a encomenda, dimensionando incorretamente. Os motivos vão além e podem se reportar a não entregarmos ou respondermos corretamente, atendendo aos prazos, ou, ainda, a não termos dado a devida atenção a estes clientes.

São inúmeras as razões. Mas como fica quando nem conseguimos o contrato? E quando o cliente nos desclassifica, ou nos coloca de lado, ou ainda, chegamos tarde ou nem ficamos sabendo de que existe uma oportunidade?

Vender, independentemente do tipo de venda - se B2B (business to business), B2C (business to comerce) ou qualquer outro nome que conhecido ou que venha a ser inventado – é uma construção de confiança, a edificação de um relacionamento que, espera-se, seja de longo prazo, a manutenção da confiança a longo prazo.

Em outras palavras: vender sempre será uma atividade pessoal, embora nunca devamos levá-la para o lado pessoal, afinal nada mais é do que apenas negócios, por mais que negócios sejam realizados por pessoas. O entendimento desses dois aspectos é importante porque pessoas tomam decisões baseadas em diretrizes e politicas desenhadas por suas corporações e construídas sobre alicerces fortes, em conjunto com vendedores, técnicos e demais profissionais envolvidos no processo, que em suas ações mostram se são, ou não, dignos de confiança.

Desenvolver essa visão é ser coerente, é gerir o cliente, obtendo a oportunidade de gerar mais negócios. Permanecendo ao lado do cliente servindo, respeitando e entregando mais do que ele espera, fortalece uma relação e gera referências, confiabilidade, oportunidades e indicações. É como cultivar um campo fértil que ao longo do tempo dará mais frutos, desde que cuidemos bem.

Precisamos ter em mente que o cliente é sempre a prioridade, a razão de nossa existência e de nossos esforços e investimentos. Por isso, construir com ele um processo de novas oportunidades constitui-se a melhor forma de nos comprometermos com suas necessidades, permitindo que atinjamos nossos objetivos e tenhamos a satisfação de fazer parte de um processo bem sucedido.

Esse resultado alivia a pressão da prospecção, cold calls, reuniões infrutíferas e muito dispêndio de tempo e energia. Isso se fortalece ao decidirmos SERVIR aquele que já esta sendo servido, sem abandoná-lo no meio do caminho, abrindo espaço e dando oportunidade aos nossos concorrentes.

Dar suporte e atenção configura-se responsabilidade e compromisso de todos, indistintamente, pois cada um está envolvido em uma etapa de um ecossistema que foi criado e existe para atender as necessidades e os anseios do cliente, que, em outras palavras, resume-se a fazer a gestão do cliente.  


Lembremos: Fundamental é o que não pode deixar de ser feito. Importante é o que precisa ser feito para ocorrer o fundamental.

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